quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AINDA OS BALÕES




Assim era o balão quando estava caindo na avenida.


Aqui, um detalhe ...











Os balões eram obrigatórios nas festas juninas de um passado não muito remoto. Feitos de papel manteiga colorido, carregavam muitas vezes uma bandeira ou estandarte com desenhos característicos da época festiva. Às vezes o desenho era feito com pequenas lanternas contendo velas dentro que eram unidas ao balão por fios e acesas pelas pessoas responsáveis pela confecção do balão. Assim, quando o balão ia subindo, o desenho também ia se conformando e aparecendo vagarosamente enquanto as pessoas alinhavam os fios que prendiam balão e desenho para que não embaraçassem e queimassem.
Desenhos como Maria e José, São João, o Menino Jesus, etc. nas bandeiras eram comum. Depois vieram os diferentes e nem sempre com temas religiosos. Fizemos, há muito tempo atrás um desenho que era um pintinho saindo do ovo, a casca do ovo se quebrando e a cabeça do pintinho aparecendo. Também fizemos um bule despejando luzes verdes e amarelas em alusão ao Brasil...
Lindos, divertidos e dependentes de uma engenharia de projeto complicada. Ficávamos mais de um mês para fazer as lanterninhas com o suporte para a vela dentro. O dia de soltar o balão então era o dia todo preparando e rezando para não chover...
Balão a postos, lanterninhas em pé, fósforos para todos, assim íamos acendendo as lanternas enquanto outros enchiam o balão...era muito trabalho e uma felicidade sem fim quando o balão estava no ar.
Isso tudo acontecia num sítio no interior de São Paulo longe da cidade e dos fios.
Antes disso a reza na capela, depois os comes e bebes e as danças - quadrilha - com sanfona e viola gemendo chotes... a dança ia pela noite afora e as crianças de ora em vez corriam para ver aonde estava o balão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário