segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FOLIA DE REIS

E lá vem a Folia!!!!!!





Na frente vem os palhaços fazendo algazarra, assustando a criançada e abrindo caminho! Segundo a cultura popular, eles despistavam os soldados de Erodes, o rei que perseguiu Jesus.





Atrás deles, o estandarte com a Sagrada Família retratada, vem sendo carregado pelo festeiro ou por sua mulher; na sequencia vêem os cantadores com suas violas, sanfona, caixas, louvando o Menino que acaba de nascer. A louvação vem em forma de versos tirados pelo cantador e respondido pelos presentes na procissão, versos que contam a história do nascimento de Jesus Cristo.

"Ai vinte e cinco de dezembro, ai larai,
ai vinte e cinco de dezembro ai larai, laila-rai
da meia noite pro dia, ai lai rai, lai la rai
da meia noite pro dia ai la rai!

Ai que nasceu o Deus menino ai la rai,
Ele é filho de Maria ai la rai...
Ai Ele nasceu em Belém ai la rai............


Toada melodiosa cantada e repetida a várias vozes espichando o la la rai....... até quase perder o fôlego, com um som gutural mesclando agudos e graves numa bela harmonização naturalmente criada pelos próprios participantes.

A Folia de Reis vai passando e é acompanhada por pessoas da comunidade nas "visitas" às várias casas abençoando com seu estandarte cada cômodo dela. Em cada uma das residências é recebida com comidas e bebidas para ajudar o folião em sua jornada.

Não se trata de um acontecimento do meio rural apenas, nas cidades do interior paulista as Folias já começaram suas andanças de casa em casa. É comum receberem auxílio para realização da festa de Santos Reis - pode ser dinheiro, animais (galinha, porco, boi, etc.), bebidas, alimentos não perecíveis - todos eles farão parte do grande almoço comunitário do dia 6 de janeiro.

De tradição católica, faz parte das comemorações do Ciclo de Natal iniciadas no começo de dezembro que só terminarão no dia de Santos Reis, no mesmo dia em que são guardadados os enfeites natalinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário