sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

INDÍGENAS DO BRASIL

Tenho estudado a respeito dos indígenas brasileiros, efetivamente, isto é, com pesquisas acadêmicas em instituições educacionais importantes (UPM e USP) desde o ano de 2000. Essas pesquisas sempre relacionadas à educação escolar indígena, às imagens que fazemos dos indígenas brasileiros, o que se tem transmitido, propagado, mostrado nas escolas sobre eles, etc.

Com relativa dificuldade em entrar nas aldeias e reservas indígenas para efetivar as pesquisas, falar com os líderes, tirar fotos, enfim, fazer um trabalho científico que revertesse em benefícios à todos os ligados às questões educacionais neste país.

Vejo com surpresa uma notícia - pequena - no jornal Folha de São Paulo de 05 de janeiro de 2011 de título Paraíso Aberto dizendo que a Funai - Fundação Nacional do Índio - estuda projeto para turismo em terras indígenas "em que o visitante pode fazer trilha na floresta com os índios, participar com eles de pesca artesanais e dormir em tabas servidos com comida preparada na própria aldeia".

Tenho muitas questões a esse respeito e aqui vão algumas delas:
  1. O que se pretende com isso?
  2. Os indígenas foram consultados?
  3. Qual o risco de (mais) estigmatização, estereotipização?
  4. Qual a consequencia dessa entrada no cotidiano indígena?
  5. Onde é esse paraíso?
  6. Como está sendo escolhido em que ou quais aldeias serão aceditos turistas?
  7. Será cobrado esse turismo?
A cultura indígena no Brasil deve e precisa ser conhecida, porém há que se ter critérios para que isso aconteça impedindo que criemos, ou recriemos, o índio ideal ou o índio caricato.
Fica aqui minha preocupação e meu alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário