quinta-feira, 10 de julho de 2014

92 anos de sabedoria!

        

        Não, não é por ser meu pai. Ele é mesmo uma pessoa sábia. Tem sacadas ótimas, tem ótimo humor, tudo está bom, é alegre, gosta da vida!
          Hoje é seu aniversário de 92 anos. Nasceu a 10 de julho de 1922 em Avaré. Naquele tempo a cidade não tinha calçamento nem esgoto.
Seus avós e também a família de um tio-avô foram os primeiros libaneses a chegarem ao município, no ano de 1891 – fato esse registrado no livro Um pouco da história do Avaré, outrora Rio Novo, de Jango Pires (Pires, 1952, p. 56).
Imil, meu pai, cresceu vendo a cidade crescer. Vieram o esgoto, o calçamento, as primeiras escolas, o comércio melhorava sempre, as oficinas – marcenaria, sapataria, alfaiataria – prosperavam.
Seu primeiro emprego foi na sapataria da família. A sapataria já existia quando começou o calçamento e esgoto em Avaré – mais ou menos em 1936, segundo seu relato. Fazia o trabalho de ajudante – pregava sola, limpava o lugar, e coisas assim e foi construindo seu saber. Estudou contabilidade na escola do Padre (Padre Celso), foi da terceira turma a se formar. Trabalhou no banco durante 40 anos sem faltar um só dia!
Aos 50 anos começou a jogar bola – futebol de salão e só parou quando foi “covardemente” empurrado por um jovem na quadra o que lhe rendeu escoriações no rosto e uma infecção no ombro. Decidiu parar com aquele esporte grosseiro, ou melhor, onde pessoas tinham atitudes grosseiras.
Passou a jogar tênis – sem contato físico! Várias gerações jogaram com ele no Centro Avareense e até hoje perguntam por ele na cidade. Parou com o tênis aos 88 anos mais ou menos quando praticava no Parque Villa Lobos em São Paulo com pessoas de todas as idades sendo ele sempre o mais velho.
Caminha MUITO até hoje pela cidade. Dirige seu carro, faz compras no supermercado, lê bastante todo tipo de literatura e adora discutir filosofia! Futebol e tênis ele assiste pela televisão atualmente e sabe tudo sobre os atletas. Tem minha mãe como sua companheira há 64 anos.
Comemorou seu aniversário entre os filhos e netos. Comeu perna de carneiro assada e disse que “foi o melhor carneiro que comeu na sua vida” – lógico que foi pra me agradar, a cozinheira, sua filha! Tomou caipirinha de carambola e depois vinho tinto. Cantamos parabéns várias vezes durante o almoço e brindamos muito.
Que delícia e que PRIVILÉGIO poder contar com a presença dessa figura especial, MEU PAI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário