segunda-feira, 4 de abril de 2011

VINIL ou CD?

Hoje saiu um artigo no jornal Folha de São Paulo sobre jovens que estão optando por discos de vinil e por máquinas fotográficas analógicas ao invés dos CDs e das máquinas digitais de fotografia. No mesmo caderno desse jornal falava sobre jovens que estão se reunindo para "brincar" nos jogos de tabuleiro.

Em princípio são artigos que podem dar a impressão que os jovens estão saudosistas "do que não viveram" como está no jornal. Mas acho que podemos dar uma olhada mais aprofundada na questão ou ao menos nos perguntar:
  • será que o jovem não está procurando a qualidade do tempo ao invés da rapidez?
  • será que não sentem falta das risadas e conversas olho no olho àquelas na rede?
  • será que a estética antiguinha, a procura nas coisas da vovó não remete à entender suas origens?
Posso estar divagando demais ... ou não!

A rapidez com que as coisas acontecem e se divulgam são sim importantes, mas o que acontece é que as pessoas estão interessadas em divulgar o que fazem, onde estão, sem ao menos curtir - para usar uma palavra mais jovem - o que estão fazendo e aonde.

É mais importante tuitar do que usufruir!

Não acho legal voltar às fotos analógicas simplesmente por serem antiguinhas, mas acho legal não invadirmos a privacidade das pessoas com fotos de celular e mesmo máquinas fotográficas para postarmos na rede!
Olhar fotos antigas, ler o que elas nos relatam, entender as poses, a organização dos espaços, a composição com as pessoas, quem eram essas pessoas, nos levará a entender a época retratada, os costumes, a cultura.

Ouvir discos de vinil é legal se eles estiverem limpos, sem riscos - o que requer algum conhecimento de armazenamento, por exemplo - e as capas eram mais elaboradas (talvez por serem maiores), mas a praticidade dos CDs, poder transportá-los e ouví-los no carro, na rua ...
Ler as capas, sua arte, seu interior, os encartes, também faz com que entendamos um pouco do contexto da época.

Os jogos de tabuleiro, realizados com duas ou mais pessoas, facilitam a socialização além de permitir que aprendamos a ganhar e perder ... e na presença de outros!

Muito bom o jornal ter enfocado esses assuntos. Melhor ainda se pudermos discutir sobre eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário