quarta-feira, 3 de novembro de 2010

31 de outubro - Dia do Saci


31 de outubro – foram as escolas de inglês do Brasil que introduziram o Dia das Bruxas no nosso país e que foram ganhando adeptos gradativamente.

Nós também temos nossas próprias bruxas, duendes e seres fantásticos, um deles é o saci, que teve como seu dia instituído o 31 de outubro. Em São Luís do Paraitinga, (foto ao lado) cidade do Vale do Paraíba, SP existe a festa do saci onde as pessoas se divertem com a "vestimenta" do personagem.

Saci, como muitos entes folclóricos, assume diversos nomes e diversas características, ora é um ser maléfico, ora gracioso e zombeteiro. Apresenta-se como um pequeno negro de uma perna só usando uma carapuça vermelha na cabeça. Pita um cachimbo e faz estripulias como trançar crina de animais, jogar panelas no chão, bagunçar a cozinha quando não tem fumo pra ele colocar no seu cachimbo... etc.

Ouvi, há uns sete anos atrás de uma senhora, que quando pequena, morava no sítio e era responsável por lavar as roupas da família. Deixava as roupas penduradas no arame durante a noite e, uma ocasião, ao retirar as roupas do varal notou que os aventais estavam com suas tiras trançadas. " O saci é muito caprichoso! Trançou uma tira do pescoço com uma tira da cintura entrelaçando também nas costas!".

Ouvi e acreditei! Sacis estão em toda parte!

Um comentário:

  1. Eu também acreditaria, como já acreditei quando me contaram sobre a comunidade de saci em São Luis do Paraitinga. Que riqueza!

    ResponderExcluir